CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Segunda-feira, 18 de Março de 2013
O Brasilês

     

 Imagem retirada da NET

 

      Encontro-me mais uma vez no Brasil, onde se fala uma língua que os brasileiros teimam em chamar Português. Talvez seja, mas hoje pretendi encomendar pelo telefone um garrafão de água potável através de uma firma que se dedica à sua distribuição ao domicílio. Algo muito conveniente, porque cada um pesa 20 quilos.

      Aconteceu que, por  mais que me esforçasse, não fui entendido, apesar de ser fácil adivinhar o que eu pretendia. Mas nada. O meu interlocutor não atava nem desatava. Em desespero de causa, passei o telefone a uma empregada da limpeza que estava perto e que resolveu o caso à primeira tentativa. E depois explicou-me que eu deveria rer dito "gárráfão" em vez de garrafão. Caso contrário, o funcionário não funciona.

      Se o famigerado acordo ortográfico teve por objectivo aproximar a nossa língua do registo brasileiro, estamos fritos, porque nunca lá chegaremos.



publicado por Fernando Vouga às 22:32
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Anónimo a 20 de Março de 2013 às 16:23
Na cidade onde vivo, a 250 kms do Rio e no interior das terras, um dia pedi a um técnico de informätica que me viesse resolver um problema no meu computador.
Ele pediu a minha morada e disse: - "eu dou 1 pulin-là" - traduzido: - eu dou um pulinho là; que é o mesmo que dizer, eu vou a sua casa para resolver o problema ...
Como o "cara" nunca veio, voltei e ele deu-me a mesma resposta: - "eu dou 1 pulin là" ... e nunca veio; o que me leva a deduzir que em "brasilês", quando alguém diz "eu dou 1 pilin là" é ... va-se F***** !


De Fernando Vouga a 21 de Março de 2013 às 00:24
Caro senhor

Da mesma forma que séculos atrás se formaram as línguas novilatinas, nas quais se insere o Português, é fatal que se formarão, mais tarde ou mais cedo, línguas "noviportuguesas".
Aquilo que tenho observado aqui no Brasil faz-me crer que tal já aconteceu. Só que os brasileiros continuam a dizer que falam Português o que, a meu ver, já está longe de ser verdade.


Comentar post

gse_multipart60608.jpg Tomates.jpg Santana Lamego
pesquisar
 
Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Notas recentes

Quando fala a ignorância....

Não será com mel que se a...

A nega de Temer

Lamego Monumental

A arte de distorcer

Uma questão de padrinho

Ele há cada alarve!

Culinária Gourmet

Convite

Politicamente incorrecto.

Favoritos

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
GALERIA FOTOGRÁFICA
Xangai
Nepal
Brasil
Praga
Visitas
free web counter
blogs SAPO
subscrever feeds