CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2012
Para quem gosta de beber

 

          Por razões meramente familiares, venho com muita frequência ao Brasil, onde me encontro presentemente. É, como se sabe, um país muito interessante e cheio de contrastes.

          Como português que sou, sempre à cata do nosso legado, surpreendo-me muitas vezes com semelhanças e diferenças inesperadas. Onde espero ver uma marca lusitana, encontro algo que tem a ver com costumes índios locais ou de raiz africana, só para dar um exemplo. Outras vezes nota-se uma verdadeira simbiose de várias culturas.

          Hoje, como se pode ver na imagem, fui surpreendido com algo que mostra bem a combinação de que falo. Ao espírito de improvisação português juntou-se o humor brasileiro.

          E os amantes de Baco agradecem…



publicado por Fernando Vouga às 21:42
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Rui Saraiva Alves a 2 de Fevereiro de 2012 às 13:41

Em primeiro lugar estou-lhe grato pelas boas-vindas que me dirije.

Uma sugestão: - fique por aí, não regresse ao rectângulo, esse sítio é magnífico, conheço de passagem e guardo uma excelente recordação dessas terras e dessas gentes.

É "gente boa" (como se diz por aqui) e a Natureza trabalhou exaustivamente.

"Os amantes de Baco agradecem", mas, como sabe este agradecimento estende-se a todo o território Brasileiro...porque eles pensam que cachaça é água... ... e a água vem só do ribeirão.

Gostei da sua análise - a improvisação portuguesa juntou-se com o humôr brasileiro.

Desejo-lhe uma boa estadía, se puder fique...
Um abraço.
Rui


De Fernando Vouga a 2 de Fevereiro de 2012 às 19:50
Caro amigo

Para ser sincero, já pensei em ficar cá. Mas para isso teria de vender o que lá tenho e não há compradores.
Desgraçadamente, vivemos numa Pátria que, para sobreviver, quer que os novos emigrem e os velhos morram.
E eu não estou interessado em morrer tão cedo.


De Rui Saraiva Alves a 2 de Fevereiro de 2012 às 21:10

Muito embora cada um de nós já tenha visto a morte de bem perto, pois é facto que quanto mais tarde ela possa chegar,  melhor será, e,  porque tal mutação implicará –certamente – numa mudança de hábitos que não é assim evidente; quanto mais tarde puder ser... mais iremos aproveitando...


O Brasil só prima pela (des) nobreza cultural – de que é ainda possuido 500 anos depois - e pela simplicidade de tudo o que não pede assim muito esforço mental...e daí o conforto de nos podermos – nós Europeus - ao menos encontrar com gente que pensa com o instinto e que age com o ímpeto... isto é ainda “terra virgem”!


Por esta razão a sua legítima observação relacionada com o improviso dos portugieses e o humôr dos brasileiros...gostei desta análise porque o sabor é bem Latino e o sentido profundamente sensitivo.


Bem sei que se um dia eu tiver que falar sobre este país, pois serei devastador nos meus propósitos e lamentávelmente crítico sobre todo o Programa da Colonização Portuguesa... e pensava eu que o D. João II era o melhor de todos; veja bem...!?


Cinco séculos depois ainda descobrimos aqui ( e em todos os aspectos)  o nosso Portugal dos anos 30 – só que a arquitectura (copiada, diga-se) nos dá por vezes mostras de evolução, porém, os pontos quentes e de alto risco (Favelas) desta sociedade nos demonstram o contrário assim como toda a perversão decadente de uma Nação que se diz democrática...e a título de exemplo, as igrejas enchem-se enquanto que no Carnaval o pessoal “transa” na via pública...”no coment please”... democracia a quanto nos obrigas...


Teriamos aqui pano para mangas Senhor Fernando Vouga...


A sua photo é bem ilucidativa e a sua página de apresentação;  devo dizer, deveras tolerante:  eu tenho infelizmente um outro olhar, vivo aqui e embora aconselhe a que quem venha fique por estas Latitudes, e  só o digo porque Portugal nada propõe neste momento que não seja o descalabro e a humilhação, deverei acrescentar que, apesar de todas as cotoveladas que por aqui se passam; em Terras de Cabral, ainda hão oportunidades...não é preciso muito aqui em Vera Cruz; só há que ter cuidado com os “pontos quentes”.


Um abraço.


Rui Saraiva Alves.



Comentar post

pesquisar
 
Dezembro 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Notas recentes

De que lado está o FaceBo...

Directamente da prisão do...

Para quem gosta de ler

Para quem gosta de ler

O PUM militar

Para quem gosta de ler

A greve dos camionistas

Para quem gosta de ler

Carlos Matos Gomes

Presépio dos dias de hoje

Favoritos

O dedo na ferida

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
blogs SAPO
subscrever feeds