CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Sábado, 14 de Abril de 2012
Jardinismo dinástico I

 

 

 

          O que se passa na Madeira com a sucessão de Jardim não é caso único. Décadas atrás, na Coreia do Norte, um país onde imperava um comunismo radical e feroz, deu-se um impensável: o presidente da república, quebrando todas as regras da sua doutrina política, fez-se suceder pelo seu filho, criando o novo conceito de sucessão no poder, que apelidou de "Socialismo dinástico", pasme-se! E a coisa está para durar, porque quem está hoje no trono é já um neto do primeiro monarca "socialista" da História.

          A diferença entre a Coreia do Norte e a nossa tão querida terrinha não é assim tão grande. Com efeito, o sucessor imposto pelo Presidente do GR não é seu filho (vá-se lá saber porquê, se tem a faca e o queijo na mão) mas seu afilhado político. O que, na prática, vai dar ao mesmo. Ou seja, as regras da democracia, os estatutos do partido, a decência enfim, foram compleramente espezinhados. E o que é mais preocupante (talvez pelo grotesco da situação) é ver um jovem a consentir sorridente tal indignidade.

          O caso é sério. A semelhança entre a solução norte-coreana e a madeirense é preocupante. A partir de agora, tudo vai ser diferente. A tal ponto, que aposto dobrado contra singelo que, na próxima noite da passagem de ano, o fogo de artifício, seguindo a moda coreana, vai ser substituído pelo lançamento de mísseis.

 



publicado por Fernando Vouga às 16:16
link do post | comentar | favorito
|

5 comentários:
De jorge figueira a 14 de Abril de 2012 às 17:48
Acompanho-o nessa sua leitura dos factos. As coisas só não são levadas a esses "finalmentes" por uma única razão: o homem não tem dimensão para tal. Matriz psicológica tem. Falta-lhe: população e território. Tivesse esses dois elementos e seria um caso sério de belicosidade.  


De Fernando Vouga a 14 de Abril de 2012 às 18:16
Caro Jorge


Concordo consigo. É, essencialmente, uma questão de dimensão. Melhor dizendo, de pequenez. Mas há mais: a tutela lisboeta, apesar de tudo ,acaba por colocar um freio na boca do corcel (os cavalos que me desculpem pela comparação...).
E a Madeira só não é independente porque não há dinheiro para tal.


De jorge figueira a 14 de Abril de 2012 às 22:50
A tutela lisboeta, da qual acho que os madeirenses têm razão de queixa, não deveria ter permitido a deriva chantagista que criou, na impreparada opinião pública madeirense, a ideia de que tudo era possível ao "rei do bailinho". A Portugalidade destes ilhéus foi maltratada com a conivência de quem deveria fortificado esse castelo.


De Fernando Vouga a 14 de Abril de 2012 às 23:49
Caro Jorge


Tem toda a razão. Mas não é aí que quero chegar. O que eu quero insinuar é o que o Dr. Jardim não faria se não fosse o fraco poder de Lisboa, mesmo que inconsequente e de má qualidade.
Isto aqui seria um autêntico Haiti da Europa.


PS: o meu Português não está famoso mas acho que ainda dá para entender.


De jorge figueira a 15 de Abril de 2012 às 10:17
Totalmente de acordo. Quanto ao português queixo-me também pois engoli o vocábulo ter no comentário anterior. Parece que a única divergência, se assim posso classificar, é apenas de valorização de uma das vertentes do problema.
Teríamos, não duvido, um Haiti mas as posições de Estado assumidas, por exemplo, pelo o Cdte . Robles (creio ser este o nome do Senhor) tiveram custos pessoais enormes sem que as cúpulas interviessem a pôr ordem na capoeira. É aqui que, reconhecendo o carácter benéfico que o Fernando refere, acho ter havido pusilanimidade a mais.   


Comentar post

gse_multipart60608.jpg Tomates.jpg Santana Lamego
pesquisar
 
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Notas recentes

Pensamento do dia

Dúvidas

Quando fala a ignorância....

Não será com mel que se a...

A nega de Temer

Lamego Monumental

A arte de distorcer

Uma questão de padrinho

Ele há cada alarve!

Culinária Gourmet

Favoritos

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
GALERIA FOTOGRÁFICA
Xangai
Nepal
Brasil
Praga
Visitas
free web counter
blogs SAPO
subscrever feeds