CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016
Mau agoiro

EPSON284BR.jpg

 

      Escrevo estas palavras na esperança sincera de estar enganado. Mas, se as escrevo, é porque estou convencido de que tenho razão.

      A Colômbia acabou de firmar um acordo com um movimento de guerrilha designado por “Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Aparentemente, foi uma grande conquista para o martirizado povo colombiano que há quase cinco décadas sofre as consequências de um conflito cruel que parecia não ter fim.

      Mas será que teve fim?

      Como se sabe, um contrato para ter efeito, pressupõe que as partes envolvidas possam garantir o cumprimento do que foi combinado. Se por um lado, o governo da Colômbia, um estado de direiro[1], pode oferecer garantias credíveis para o cumprimento do acordo, pelo outro lado, as FARC, que são como todas as formações de guerrilha uma organização de contornos obscuros onde não sabe ao certo quem manda e quem obedece, não pode garantir nada. Pior ainda, tem sido financiada pelos barões da droga que, como se viu, não assinaram nada...

      Lembro aqui o que aconteceu com o movimento guerrilheiro M-19 que em 1989, depois de uns anos de luta, se rendeu a troco de passar a partido político. Acabou a guerrilha? Claro que não. Para azar dos colombianos, surgiram do nada as FARC.

      E a História parece repetir-se. Depois destas negociações, o governo da Colômbia prometeu que vai prosseguir a luta contra um grupo rebelde, surgido do nada, o chamado” Exército da Libertação Nacional”.

      E é assim, a pouco e pouco, com os apoios de Castros e Maduros, que as esquerdas radicais vão desgraçando a América do Sul.

      Mau agoiro!

 

[1] Com as suas naturais deficiências



publicado por Fernando Vouga às 20:38
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Jorge Figueira a 27 de Agosto de 2016 às 14:36
É naquilo que dá um estado frouxo na elaboração e na exigência do cumprimento da lei. Sucumbe em dois tempos ao crime organizado.


De Fernando Vouga a 27 de Agosto de 2016 às 20:30
Só haverá paz na Colômbia quando acabar o tráfico da droga e meterem na cadeia, quiçá no cemitério, os seus barões. Porque são eles que financiam a guerrilha. São um estado dentro de um estado. E os montantes de dinheiro vivo são tais que podem comprar tudo e todos.


Comentar post

gse_multipart60608.jpg Tomates.jpg Santana Lamego
pesquisar
 
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Notas recentes

Pensamento do dia

Dúvidas

Quando fala a ignorância....

Não será com mel que se a...

A nega de Temer

Lamego Monumental

A arte de distorcer

Uma questão de padrinho

Ele há cada alarve!

Culinária Gourmet

Favoritos

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
GALERIA FOTOGRÁFICA
Xangai
Nepal
Brasil
Praga
Visitas
free web counter
blogs SAPO
subscrever feeds