CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016
Para quem gosta de ler

EuPoliticos.jpg

      Estamos em presença de uma obra muito interessante, especialmente para quem pensa que ainda há cidadãos de primeira e de segunda. A sua recente publicação gerou um autêntico alarido com os defensores e detractores a gritar por todo o lado. Prefiro, no entanto, afastar-me da polémica e deixar que os leitores façam o seu julgamento.

      Para melhor esclarecimento, junto um extracto do “epílogo”, com o qual me identifico completamente.

 

[...] Espero, caro leitor, que tenha gostado. Como certamente viu, as relações que estabeleci com as 42 figuras que povoam este livro não foram todas iguais. A empatia — ou a falta dela — estará patente no texto e às vezes é explicitamente assumida. Mas isso não significa parcialidade. Em todos os casos tentei ser justo e rigoroso. Não prejudiquei uns e beneficiei outros de acordo com as minhas simpatias ou antipatias: procurei tratar todos com igual isenção. Nos jornais que dirigi tinha até fama de, à força de querer ser imparcial, prejudicar as pessoas que me eram mais próximas.

[...]

No momento em que me retiro de cargos executivos no jornalismo, senti a necessidade de partilhar com os interessados essas vivências. Seria porventura egoísmo guardá-las só para mim e para o meu círculo próximo.

Uma última nota: um livro deste tipo só tem sentido se o autor se dispuser a contar tudo o que ouviu dos seus interlocutores, e relatar tudo a que assistiu, e que julgue ter interesse público. Assim, como o leitor reparou, há no texto revelações duras e outras que roçam a violação da privacidade. Mas, insisto, é o preço a pagar por uma iniciativa como esta. Só guardei para mim aqueles segredos cujo interesse público, em meu entender, não mereceria os danos que a sua divulgação poderia causar.

 



publicado por Fernando Vouga às 17:52
link do post | comentar | favorito
|

gse_multipart60608.jpg Tomates.jpg Santana Lamego
pesquisar
 
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Notas recentes

Pensamento do dia

Dúvidas

Quando fala a ignorância....

Não será com mel que se a...

A nega de Temer

Lamego Monumental

A arte de distorcer

Uma questão de padrinho

Ele há cada alarve!

Culinária Gourmet

Favoritos

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
GALERIA FOTOGRÁFICA
Xangai
Nepal
Brasil
Praga
Visitas
free web counter
blogs SAPO
subscrever feeds