CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Sábado, 21 de Maio de 2016
Politicamente incorrecto...

Pina_01.jpg

 

... mas eficaz!

 

    Todos conhecemos Diogo Inácio de Pina Manique como uma espécie de super-polícia da sua época, apesar de possuir um currículo bem mais impressionante e extenso do que isso. A sua carreira, apesar de sempre enquadrada na Administração Pública e ao serviço da coroa, não o impediu de ser um profissional pragmático e ciente de que tinha investida uma missão de servir os interesses do povo e da nação portugueses não cedendo aos interesses particulares nem corporativos.

    Em determinada altura o Duque do Cadaval ter-se-ia dirigido a Pina Manique de uma forma excessivamente familiar, puxando dos galões de ser um procurador do reino com muitos anos de experiência. O que hoje sabemos é que Manique não gostou mesmo nada. Sentindo-se desrespeitado escreveu a seguinte carta ao Duque. Assinou “Pina Manique, Corregedor de Santarém”, uma assinatura no mínimo irónica pois, por essa altura, ele era já muito mais que “apenas” o corregedor de Santarém, possuindo amplos poderes na administração do reino e a confiança pessoal da família real para muitos assuntos de Estado.

    Nesta carta, podemos ver que de algumas coisas não é possível acusar Pina Manique: de falta de capacidade de síntese, de apego ao cargo, de falta de espinha dorsal e de falta de espírito. Aqui está essa famosíssima carta:

 

“Exmo. Sr. Duque de Cadaval,

    Se meu nascimento, embora humilde, mas tão digno e honrado como o mais alta nobreza, me coloca em circunstância de V. Excia. me tratar por tu caguei para mim que nada valho. Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça do Reino em Santarém, permite a V. Excia., Corregedor-Mor da Justiça do Reino, tratar-me acintosamente por tu, caguei para o cargo. Mas, se nem uma nem outra coisa consente semelhante linguagem, peço a V. Excia. que me informe com brevidade sobre estas particularidades, pois quero saber ao certo se devo ou não cagar para V. Excia.

    Santarém, 22 de Outubro de 1795.

Pina Manique

Corregedor de Santarém”

 

Recebido por correio electrónico

 

Comentário:

Volte, caro Pina Manique, que está a fazer muita falta!...

 



publicado por Fernando Vouga às 11:48
link do post | comentar | favorito
|

3 comentários:
De Jorge Figueira a 21 de Maio de 2016 às 15:36
Não chega apenas um, são necessários muitos Pina Manique. 
Os sevandijas de hoje preferem chamar-lhe-iam tonto


De Fernando Vouga a 22 de Maio de 2016 às 10:32
Caro Jorge


Pemita-me que discorde um pouco.
Portugal é um país minúsculo e só é difícil  de governar porque os governantes querem valorizar as suas habilidades, complicando tudo. 
Aqui na Madeira o Único Importante conseguiu sozinho estragar tudo. Se tivesse um pouco de discernimento, tinha aproveitado para, sozinho, colocar tudo nos eixos.
Penso que um homem só, com capacidade e prestígio (onde estás Marquês?...) pode dar a volta ao texto.


De Jorge Figueira a 22 de Maio de 2016 às 11:41
Em primeiro lugar peço desculpa pelo português, não revisto, no comentário anterior.
Lido o texto fiquei com a sensação de que o Pina Manique fora afrontado depois da queda do Marquês. Mas, mesmo assim, não se encolheu, respondeu à letra à provocação. Será também qualidade do chefe a escolha da equipa que lhe continua fiel quando ele já partiu.
Com o UI as coisas complicam-se. A escolha obedece a dois critérios: capacidade de arrebanhar votos; irracionalidade na aceitação dos humores de Sua Alteza. 


Comentar post

gse_multipart60608.jpg Tomates.jpg Santana Lamego
pesquisar
 
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Notas recentes

Pensamento do dia

Dúvidas

Quando fala a ignorância....

Não será com mel que se a...

A nega de Temer

Lamego Monumental

A arte de distorcer

Uma questão de padrinho

Ele há cada alarve!

Culinária Gourmet

Favoritos

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
GALERIA FOTOGRÁFICA
Xangai
Nepal
Brasil
Praga
Visitas
free web counter
blogs SAPO
subscrever feeds