CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Segunda-feira, 12 de Setembro de 2011
O novo espelho da Nação

 

          Sempre ouvi dizer que as Forças Armadas eram o espelho da Nação. Porém, independentemente de tal ser ou não verdade, parece que, de uma vez por todas, as coisas mudaram. E de que maneira.

          O texto que a seguir transcrevo, de autora identificada, é esclarecedor. Não sendo meu hábito fazer transcrições — prefiro apresentar os escritos da minha autoria e responsabilidade —, achei por bem abrir aqui uma excepção.

 

 

 

 

Imagem retirada da NET

 

Cavaleiros da Ordem do Infante Dom Henrique

 

Exmo. Sr. Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva,

O meu nome é Catarina Patrício, sou licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, fiz Mestrado em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sou doutoranda em Ciências da Comunicação também pela FCSH-UNL, projecto de investigação "Dissuasão Visual: Arte, Cinema, Cronopolítica e Guerra em Directo" distinguido com uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

A convite do meu orientador, lecciono uma cadeira numa Universidade. Tenho 30 anos.

Não sinto qualquer orgulho na selecção de futebol nacional. Não fiquei tão pouco impressionada... O futebol é o actual opium do povo que a política subrepticiamente procura sempre exponenciar. A atribuição da condecoração de Cavaleiro da Ordem do Infante Dom Henrique a jogadores de futebol nada tem que ver com "a visão de mundo" (weltanschauung) que Aquele português tinha. A conquista do povo português não é no relvado. Sinto orgulho no meu percurso, tenho trabalhado muito e só agora vejo alguns resultados. Como é que acha que me sinto quando vejo condecorado um jogador de futebol? Depois de tanto trabalho e investimento financeiro em estudos?!! 

Absolutamente indignada.

Sinto orgulho em muitos dos professores que tive, tanto no ensino secundário como no superior. Sinto orgulho em tantos pensadores e teóricos portugueses que Vossa Excelência deveria condecorar. Essas pessoas sim são brilhantes, são um bom exemplo para o país... fizeram-me e ainda fazem querer ser sempre melhor. Tenho orgulho nos meus jovens colegas de doutoramento pela sua persistência nos estudos, um caminho tortuoso cujos resultados jamais são imediatos, isto numa contemporaneidade que sublinha a imediaticidade. Tenho orgulho até em muitos dos meus alunos, que trabalham durante o dia e com afinco estudam à noite....

São tantos os portugueses a condecorar... e o Senhor Presidente da República condecorou com a distinção de Cavaleiro da Ordem do Infante Dom Henrique jogadores de futebol... e que alcançaram o segundo lugar... que exemplo são para a nação? Carros de luxo, vidas repletas de vaidades... que exemplo são?!

Apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,



Catarina

 

 

 



publicado por Fernando Vouga às 15:34
link do post | favorito

De jorge figueira a 14 de Setembro de 2011 às 13:50
O paradigma em que se vive é totalmente diferente daquele que viviam os Estados no fim da 2ª Guerra mundial.
O conceito e o ritual que envolve tudo aquilo que é o Estado e se mantém impregnado na nossa mente passou.
Desde os USA (o mais poderoso Estado que se conhece) ao nascituro estadinho regional", programado na cabeça de S. Exª o Pres. do GR às 3ªs e 5ªs ( 2ªs , 4ªs e 6ªs faz outras coisas e ao fim de- semana vai come-Ícios ") os media vêm transtornando e transformando os homens públicos. Eles hoje são verdadeiros artistas.
Cavaco não é excepção. Tentou agradar e apresentar como algo de positivo a bagatela futebolística
As questões sérias, como as que estão subjacentes ao texto reproduzido, por esse todo o MUNDÃO DE DEUS (como diriam os brasileiros) são atiradas para debaixo do tapete.
Despeço-me, como há cinquenta anos muitos, então, jovens portugueses, com um: Adeus até ao meu regresso.



Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Dezembro 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Notas recentes

De que lado está o FaceBo...

Directamente da prisão do...

Para quem gosta de ler

Para quem gosta de ler

O PUM militar

Para quem gosta de ler

A greve dos camionistas

Para quem gosta de ler

Carlos Matos Gomes

Presépio dos dias de hoje

Favoritos

O dedo na ferida

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
blogs SAPO
subscrever feeds