CONTRA OS ABUSOS DO PODER VENHAM DONDE VIEREM
Sábado, 21 de Março de 2020
Directamente da prisão domiciliária

Brusc.jpeg

 

Para matar o tédio em que nos encontramos todos nestes dias difíceis, ando a rever alguns filmes que tenho guardados em DVD. Calhou-me hoje o clássico do cinema a preto e branco, intitulado “Bruscamente no Verão Passado”, uma adaptação da peça com o mesmo nome de Tennesse Williams.

Com o desempenho magistral de Elisabeth Taylor, Montgomery Clift e Catharine Hepburn, somos confrontados com um drama psicológico intenso e profundo.

A acção decorre na decada de 50 do século passado e transporta-nos até aos meandros mais recônditos da mente humana. Na linha mestra do enredo está a pretensão de resolver uma hipotética doença mental através de uma lobotomia, técnica médica inovadora que afinal, não era tão promissora como se esperava...

 

Lobotomia é uma intervenção cirúrgica no cérebro em que são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas. Foi utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia.

Em muitos casos, a lobotomia transformava os pacientes em vegetais ou simplesmente os tornava mais dóceis, passivos e fáceis de controlar.

Esta técnica foi desenvolvida em 1935 pelo médico neurologista português António Egas Moniz (1874-1955), em equipa com o cirurgião Almeida Lima, na Universidade de Lisboa. Egas Moniz veio a receber com este trabalho o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1949.

(Informação extraída da Wikipedia)

 



publicado por Fernando Vouga às 19:59
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Março 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Notas recentes

Directamente da prisão do...

Para quem gosta de ler

Para quem gosta de ler

O PUM militar

Para quem gosta de ler

A greve dos camionistas

Para quem gosta de ler

Carlos Matos Gomes

Presépio dos dias de hoje

O Rei vai Nu

Favoritos

O dedo na ferida

Deixem os amigos em paz

Para onde vais, América?

Arquivos
Tags

todas as tags

Blogs amigos
Mais sobre mim
blogs SAPO
subscrever feeds